Caos na temporada de Natal. Pela primeira vez, o mundo superou a marca de 1 milhão de casos de coronavírus em um único dia.
- Mais precisamente falando, o mundo registrou 1,4 milhão de casos de COVID na segunda-feira — algo nunca antes registrado desde o início da pandemia.
Quem lidera? A Europa e os Estados Unidos são responsáveis pela maior parte dos casos registrados. Com o fim de ano se aproximando, as viagens aumentaram e, consequentemente, ficou mais fácil para a Ômicron se espalhar por aí.
Mas há algo positivo em meio ao recorde…
Enquanto os casos aumentam muito, as mortes vão em direção contrária. A média móvel de 7 dias verificada na segunda-feira foi de 6,4 mil mortes — o número mais baixo desde o fim de outubro do ano passado.
Ao que tudo indica, as pesquisas iniciais estavam corretas: essa tal de Ômicron é realmente mais transmissível que a Delta, mas muito menos letal.
Por outro lado… A OMS prevê que a nova variante provoque um aumento nas hospitalizações — sobretudo entre pessoas não vacinadas — o que pode ser um risco e você já conhece bem essa história.
- Consequências: Com o aumento dos casos, países como Alemanha, França, Reino Unido e Estados Unidos anunciaram novas restrições para conter a variante. 🌎
E no Brasil? 🇧🇷 Ao contrário da Europa, estamos em um momento de redução do número de diagnósticos, com média móvel de 4.311 contaminações. Veremos o que acontecerá nas próximas semanas…