Sim, tem gente vacinada que morreu de COVID-19. Noventa e tantos de eficácia não são 100%. Mas calma, só queríamos chamar atenção para uma notícia boa e vamos usar os norte americanos como exemplo.
Mais de 75 milhões de pessoas — ou quase 25% da população — já estão totalmente vacinadas por lá e, com o relativo sucesso na imunização, podemos perceber algumas coisas interessantes.
Dentre os 75M de americanos já imunizados, cerca de 5.800 testaram positivo para COVID-19 (aproximadamente 0,008%), sendo que apenas 400 destes foram hospitalizados.
-
No total, foram somente 74 óbitos registrados entre os vacinados, menos de 0,0001% do grupo total. É claro que toda vida importa — e não nos entenda mal — mas queremos chamar atenção para o percentual.
O que é ainda mais interessante? Até o último dia de 2020 — quando o EUA tinha menos de 3 milhões de vacinados — eram, no acumulado, 21 milhões de casos e 351.932 mortes por COVID-19. Isso representa que 1,67% dos casos no país tinham resultado em mortes até aquele momento.
Se compararmos os dois números — 0,0001% e 1,67% — temos um resultado bastante positivo para as vacinas, que, até agora, estão correspondendo às expectativas e aos testes clínicos.
Em contrapartida… Alguns — e apenas alguns — estados americanos estão com doses excedentes por conta da significativa diminuição na procura por vacina. Além disso, o governo americano comprou além do necessário, o que vai resultar na sobra de muitas unidades.
-
Ainda não está decidido se vão manter esses quase 30 milhões de frascos excedentes para um eventual reforço, se vão cancelar os pedidos ou se doarão para outros países.
🇧🇷 O melhor do Brasil é o brasileiro: Empresários daqui estão de olho e já enviaram uma carta à embaixada americana pedindo prioridade ao país na destinação dessas vacinas. Poxa, Biden… Nunca te pedimos nada. risos.
Pra fechar… Muito embora seja tão eficaz quanto os testes indicavam, o CEO da Pfizer, de olho nas mutações, afirmou que a necessidade de uma terceira dose pode se tornar real.
O que mais é destaque no mundo?
olha @thenews, o formato de antes tava muito melhor do que o de agora, nós já tínhamos as cinco notícias completas e juntas, com muita praticidade. Eu gosto muito do the news, leio todo dia, logo de manhã, perto da hora que vocês mandam, só que vacilaram nesse ponto.
Olha @thenews, o formato de antes tava muito melhor do que o de agora, já tínhamos as notícias completas e juntas, com muita praticidade e rapidez. Gosto muito do the news, leio todo dia, logo de manhãzinha, só que vocês vacilaram nesse ponto.