Brittney Griner é condenada a nove anos de prisão na Rússia

Ontem, um tribunal na Rússia condenou a jogadora de basquete Brittney Griner a nove anos de prisão, concluindo um julgamento que chamou a atenção nacional e atingiu os mais altos níveis da diplomacia dos EUA.

O que aconteceu?

Brittney foi detida em fevereiro ao desembarcar em Moscou portando cartuchos de vape com óleo de cannabis. Ela tem prescrição médica para usar maconha de forma medicinal nos EUA e afirma que não levou o óleo por querer.

  • O caso ganhou outra dimensão uma semana depois disso, quando Putin decidiu invadir a Ucrânia.

Nas semanas seguintes, Biden chamou Putin de criminoso de guerra, a Rússia afirmou que os Estados Unidos promoveram banditismo e as relações entre os dois países chegaram à beira do colapso.

Virou negociação. Para libertar a estrela do basquete, os EUA se dispuseram a entregar o traficante russo Viktor Bout, que inspirou o filme “O Senhor das Armas”, com Nicolas Cage. O acordo não foi selado. 

Zoom Out: Na audiência final do processo, Brittney pediu que o tribunal não a visse como um peão no tabuleiro político, mas não teve jeito… A guerra entre os países não saiu de pauta.

Deixe uma resposta