Uma polêmica daquelas… Depois de mais de um ano do surgimento do coronavírus, ainda não se sabe qual é sua verdadeira causa. Por isso, membros republicanos do Congresso querem investigar essa questão de maneira independente.
O X da questão: Em uma carta, o grupo pede ao governo americano a liberação de documentos e todas as informações disponíveis sobre os estudos do Instituto de Virologia de Wuhan, local de maior estudo sobre a origem do vírus.
Foram solicitados todos os documentos relacionados às acusações já feitas pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos no governo de Trump.
- Isso inclui temas como a ligação do laboratório de Wuhan com militares chineses e, até mesmo, indícios de sintomas da COVID-19 em pesquisadores antes da data anunciada pelo governo chinês como o primeiro caso.
Lembrando… No começo desse ano, a Organização Mundial da Saúde já realizou uma expedição à China exatamente para investigar a origem do coronavírus. Apesar disso, o relatório voltou para o ocidente sem uma conclusão definitiva.
O que diz a OMS? Apesar de não descartar a possibilidade do vírus ter origem em laboratório, afirma que as chances são muito baixas e a teoria mais bem vista pelo órgão — até agora, pelo menos — é a que sugere que o vírus foi transmitido por algum animal.
O que mais é destaque pelo mundo?