Só se fala disso. Na semana passada, 16 países relataram casos de varíola dos macacos: Espanha, Portugal, Reino Unido, Canadá, Bélgica, Itália, Alemanha, Austrália, Holanda, EUA, Dinamarca, Suíça, França, Suécia, Israel e Áustria.
- Ao todo, são 112 infectados e mais 92 casos suspeitos — incluindo também a Argentina e a Grécia.
Que doença é essa? A varíola dos macacos — monkeypox, em inglês — é um vírus que infecta animais e, raramente, humanos. Esse contágio é mais comum em regiões florestais da África Central e Ocidental, onde a doença é endêmica.
Porém… A aparição “relâmpago” desses casos em países da Europa deixou a OMS atenta ao que parece ser um novo surto de varíola dos macacos entre humanos.
Quais são os sintomas? Febre, dor de cabeça, dores musculares, inchaços e calafrios. Lesões na pele — que parecem as de catapora — também podem se desenvolver e, em geral, a doença tem taxa de mortalidade de 1%.
Como ocorre a transmissão: O vírus pode ser transmitido pelo contato com gotículas contaminadas — alô, coronavírus — ou pelo toque com as lesões na pele ou materiais contaminados.
Enquanto a Bélgica já impôs quarentena para os doentes, especialistas dizem que uma pandemia da doença como a da COVID parece pouco provável. 🤞