E essa tal de varíola dos macacos?

Só se fala disso. Na semana passada, 16 países relataram casos de varíola dos macacosEspanha, Portugal, Reino Unido, Canadá, Bélgica, Itália, Alemanha, Austrália, Holanda, EUA, Dinamarca, Suíça, França, Suécia, Israel e Áustria.

  • Ao todo, são 112 infectados e mais 92 casos suspeitos — incluindo também a Argentina e a Grécia.

Que doença é essa? A varíola dos macacos — monkeypox, em inglês — é um vírus que infecta animais e, raramente, humanos. Esse contágio é mais comum em regiões florestais da África Central e Ocidental, onde a doença é endêmica.

Porém… A aparição “relâmpago” desses casos em países da Europa deixou a OMS atenta ao que parece ser um novo surto de varíola dos macacos entre humanos.

Quais são os sintomas? Febre, dor de cabeça, dores musculares, inchaços e calafrios. Lesões na pele — que parecem as de catapora — também podem se desenvolver e, em geral, a doença tem taxa de mortalidade de 1%.

Como ocorre a transmissão: O vírus pode ser transmitido pelo contato com gotículas contaminadas — alô, coronavírus — ou pelo toque com as lesões na pele ou materiais contaminados.

Enquanto a Bélgica já impôs quarentena para os doentes, especialistas dizem que uma pandemia da doença como a da COVID parece pouco provável. 🤞

Deixe uma resposta