Um dos julgamentos mais esperados da década começou. Elizabeth Holmes, CEO e fundadora de uma das empresas de saúde “mais promissoras” do mundo, está sendo julgada por fraude, três anos após o escândalo envolvendo a Theranos.
Explicando melhor… A empresa chegou a ser considerada a “Apple da saúde” e prometia entregar exames de sangue altamente completos, precisos e baratos, sem a necessidade de seringas e com um device extremamente tecnológico e inovador.
- Ao invés dos tradicionais tubos de sangue, com um simples furo na ponta do dedo, a promessa — e alguns relatórios — mostrava que os resultados eram superiores aos de testes normais.
Qual a relevância disso? Durante 15 anos, a empresa chegou a receber mais de US$ 700 milhões em investimento — incluindo aportes do Walmart e do bilionário Rupert Murdoch.
Para se ter uma ideia, a Theranos chegou a ser avaliada em mais de 10 bilhões de dólares, e a fundadora foi eleita uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.
Mas o que houve, afinal?
Conforme os resultados — dos testes e financeiros — não eram condizentes com as promessas, clientes e investidores começaram a se virar contra Elizabeth Holmes e sua conduta como CEO. The higher you climb, the harder you fall.
- O resultado? Uma possível pena de 20 anos com as acusações de uma fraude multimilionária, que serão julgadas nas próximas 13 semanas nos Estados Unidos, por um júri popular, e tiveram o primeiro dia de oitivas ontem.
A acusação afirma que Elizabeth mentiu para seus funcionários, investidores, clientes e colocou milhares de vidas em risco com sua ideia. A defesa, por sua vez, diz que falhar é bem diferente de fraudar e que Holmes fez tudo que podia pelo seu negócio, mas que simplesmente não deu certo.
Extra: A coisa se tornou tão conhecida a ponto de virar trama de livro, podcasts e um filme na HBO. Hoje ainda não é sexta, mas vale a dica para o final de semana. Clique para ver.
O que mais é relevante ao redor do mundo?
- Caos. Incêndio em prisão superlotada mata ao menos 40 pessoas na Indonésia
- Reforma Tributária. Legisladores colombianos aprovam texto de US$ 4 bilhões após protestos
- Cara nova. Reforma do Big Ben se aproxima do fim com instalação de ponteiros
the news 📬
Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.
Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.
Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.
Para se inscrever, clique aqui.