Níveis globais de democracia atingem menor número desde 80′

No ano passado, os níveis globais de democracia caíram para patamares mais baixos do que em 1986 e o número de países comandados por ditaduras ultrapassou o de democracias plenas pela primeira vez desde 1995.

  • Só pra ter ideia, em termos populacionais, 72% do globo vive hoje em países não democráticos.

Tá, mas o que seria um país democrático? Para fazer a classificação, são avaliados itens como liberdade de imprensa, independência entre os poderes e repressão policial.

Seguindo a definição, o número de democracias plenas caiu de um ápice de 44, em 2009, para 32, no ano passado. Já o número de ditaduras subiu de 22, em 2012, para 33 em 2022.

Os motivos: Ao que parece, essa mudança aconteceu como consequência das crises migratórias, pandemia do COVID, guerra na Ucrânia e uma crescente polarização política nos países ocidentais.

Analisando o globo 🌎

No levantamento, França, Alemanha e os países nórdicos são citados como exemplos de democracias plenas. As ditaduras, por outro lado, incluem Nicarágua, China e Coreia do Norte.

Já nas definições “nem lá, nem cá”, são exemplos de autocracias eleitorais a Hungria e a Polônia. Como democracias falhas, o Brasil e a África do Sul foram citados.

O que mais aconteceu no mundo?

Deixe uma resposta