Desde que as tropas norte-americanas foram retiradas do Afeganistão e o caos se instaurou, cresceu o número de pessoas querendo ajudar. Agora, há uma maneira bem direta:
- Em poucas palavras, os EUA vão passar a permitir que seus cidadãos patrocinem os refugiados afegãos nesse momento de terror.
Mas, como assim, patrocinar? A ideia é apoiar os imigrantes com serviços básicos durante os primeiros 90 dias nos Estados Unidos, ajudando-os com moradia e necessidades básicas, como móveis, roupas e alimentos.
Historicamente, esse processo depende de ONGs ou organizações parecidas. Agora, ele parte para a esfera privada e individual.
- Mais detalhes: Para entrar no projeto, é preciso se inscrever e receber um certificado, para só então tornar-se um patrocinador de fato.
A gravidade… Cerca de 55.000 afegãos estão em instalações militares esperando para serem realocados, e um dos motivos é justamente a dificuldade enfrentada pelas agências para encontrar moradia e emprego.
A medida vem depois de pressões para que os EUA fizessem um programa do tipo, seguindo o que o Canadá já faz e tem sido elogiado. Copiar, nesse caso, faz bem.
O que mais é destaque ao redor do mundo?
- Como vai ser? EUA detalham como será entrada de viajantes no país
- China em lockdown. Primeiro epicentro de COVID-19 anuncia novos confinamentos após aumento de casos
- Tensão na África: Sudão enfrenta mais um golpe militar anunciado