Bad news. Ontem, duas explosões terroristas deixaram várias vítimas no aeroporto de Cabul, no Afeganistão — que já estava em caos desde que o Talibã tomou o poder.
- Até o momento, já foram confirmados 13 militares americanos e 60 civis como vítimas, e uma das bombas parece ter sido um ataque suicida.
Quais os responsáveis? O braço afegão do Estado Islâmico — o Estado Islâmico-Khorasan —, que é rival do Talibã e já assumiu a autoria do atentado.
Um pouco de contexto… No ano passado, foi assinado um acordo entre EUA e Talibã, que levou a um pacto para a retirada das tropas. O EI não gostou nada disso e acusa os talibãs de abandonarem a causa jihadista — o ponto que têm em comum.
- Biden avisou: O presidente americano já tinha afirmado, mais cedo, que existia um risco agudo e crescente de ataque no aeroporto por parte do EI-K.
Inclusive, Joe mostrou seu lado duro…
O presidente norte-americano se pronunciou e disse que vai caçar os responsáveis e fazê-los pagarem por isso — “Não perdoaremos e não esqueceremos”.
Biden ordenou que seus comandantes desenvolvam planos para atacar os principais ativos, liderança e instalações do Estado Islâmico, dizendo que os EUA responderão com força e precisão no tempo, lugar e momento que escolherem. Conflito à vista?
O que mais é bom saber ao redor do mundo:
- Mudança de craques. PSG acerta saída de Mbappé para Real Madri e Cristiano Ronaldo vai para o Manchester City
- Processo contra Trump: Policiais do Capitólio processam ex-presidente por incitação a ataque em 6 de janeiro
- Meio bom, meio ruim… Casos de COVID nos EUA mostram sinais de desaceleração, mesmo com o aumento de fatalidades
the news 📬
Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.
Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.
Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.
Para se inscrever, clique aqui.