O “shut down” do governo americano está mais próximo

Além de estar enfrentando um pedido de impeachment e um cenário complicado de reeleição, Joe Biden está prestes a vivenciar algo histórico como presidente: um “shutdown” em sua economia.

What is happening? Parlamentares americanos não estão conseguindo chegar a um acordo sobre um possível “reajuste” no orçamento do governo.

De um lado, a oposição de Biden na Câmara, liderados por Kevin McCarthy, querem cortar 100 bilhões de dólares dos gastos públicos, enquanto os democratas do Senado, partido do presidente, não aceitam a redução.

O problema é que o governo americano só tem dinheiro para pagar suas contas até o fim deste mês, o que é sabido desde o início do ano. Não havendo o acordo, o governo — literalmente — terá de parar.

Whaaaat? Como assim, parar???

É isso mesmo. Não que isso signifique que o mundo por lá vai acabar, mas, na prática, alguns funcionários federais seriam dispensados sem remuneração e alguns serviços essenciais seriam reduzidos — como é o caso da SEC, similar à nossa CVM — ou interrompidos.

É um jogo político complexo. McCarthy (o Lira americano) e a oposição estão tentando manchar a reputação do presidente Joe Biden, culpando-o pela paralisação — algo estratégico para a corrida eleitoral.

É aqui que mora a relevância: Paralisações governamentais são extremamente incomuns, ocorrendo outras 4x na história. As estimativas sugerem que isso possa reduzir o crescimento do PIB em aproximadamente 0,2 pontos percentuais por semana. Zebra…

Deixe uma resposta