Verdades secretas? Mais de 30 líderes mundiais, centenas de funcionários públicos de alto escalão e empresários tiveram seus nomes expostos como detentores ou sócios de empresas offshore, ou seja, sediadas em países diferentes daqueles que residem.
- Na prática, essa é uma das formas mais comuns de se aplicar dinheiro legalmente lá fora, proteger o patrimônio e obter vantagens tributárias — é daí que vem o termo paraísos fiscais. It’s a billionaire thing…
Pandora Papers: Mais de 11 milhões de arquivos, provenientes de 14 fontes diferentes, detalham as atividades de cerca de 29.000 contas ou empresas dessa natureza. Não necessariamente ilegais, mas altamente luxuosas.
- No Brasil, é permitido ter offshores, desde que declaradas à Receita Federal e ao Banco Central.
Por que repercutiu tanto?
Primeiro, porque um grupo de 150 canais de mídia se juntou para divulgar “a bomba” de uma só vez e, segundo, porque entre as informações vazadas, encontram-se algumas das pessoas mais poderosas do mundo.
De autoridades políticas como Vladmir Putin, Tony Blair (ex-primeiro ministro britânico), Paulo Guedes e o presidente atual da Ucrânia, até estrelas como Shakira, Ringo Starr, Elton John e o jogador de futebol Di Maria.
Mas qual a relevância disso, afinal? Bem… No geral, também é comum que offshores sejam utilizadas para sonegar impostos e, em alguns casos, para lavagem de dinheiro, visto que em muitos lugares não é preciso declarar o que se está aplicando.
- Como muitos líderes de países e atuais chefes de Estado foram citados, muitos governos começaram a investigar as transações financeiras, para identificar se há ilicitude ou não. Simples assim.
Curiosidade: Cerca de 2 mil brasileiros foram identificados como sócios de empresas abertas em paraísos fiscais e os papéis mostram que 65 dos maiores devedores de impostos à União possuem offshores nesses locais.
Além disso, o que mais é importante saber hoje?
- Recorde NFT: Vendas mundiais de tokens aumentam para US$ 10,7 bilhões no terceiro trimestre
- Quero meu Twitter de volta: Trump pede que Juiz reestabeleça sua conta na plataforma, banida desde o dia 6 de janeiro
- Cabo de Guerra: Biden critica partidos da oposição, mas diz não poder garantir que não haverá calote nos EUA
the news 📬
Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.
Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.
Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.
Para se inscrever, clique aqui.