O Haiti terá hoje um novo comandante. Menos de 15 dias após assumir o governo, Claude Joseph está passando o controle do país para Ariel Henry, um médico nomeado pelo ex-presidente como futuro primeiro-ministro dois dias antes do assassinato.
- No dia 07, o presidente eleito do Haiti foi morto durante uma invasão em sua residência. De lá pra cá, mais de 20 pessoas foram presas ou mortas pela polícia do país em razão do atentado, mas a motivação ainda é desconhecida.
Por que a mudança? Primeiro, para acabar com o caos que assombra o país, que não tem um parlamento e nenhum processo de sucessão viável. O novo governo não terá a figura de um presidente e tem a tarefa de organizar novas eleições.
Além disso, a troca segue uma “orientação” internacional
No sábado, um grupo informal de embaixadores internacionais — incluindo representantes de EUA, Canadá, Alemanha, Brasil e vários países da União Europeia — declararam apoio à criação de um novo governo, e que o Henry liderasse isso.
Dois dias depois, Claude Joseph afirmou ao maior jornal do país que está deixando o cargo, mas que irá permanecer no novo governo, como ministro das Relações Exteriores.
Why it matters? O Haiti é o país mais pobre da América e está mergulhado em uma das piores crises políticas e de segurança do continente. Um movimento errado, como pode ser considerada a passagem da liderança para alguém que o ex-presidente indicou, pode causar ainda mais erupção nas ruas.
O que mais é destaque pelo mundo?
- Jeff Bezos vai para o espaço hoje às 10h e você pode assistir clicando aqui
- Juiz americano diz que universidade de Indiana pode exigir vacina de alunos e abre forte precedente
- Manifestante é o primeiro condenado pelos ataques ao Capitólio no início do ano
- Cuba atinge o maior nível de contágio por COVID-19 das Américas
the news 📬
Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.
Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.
Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.
Para se inscrever, clique aqui.