Comboio da liberdade. Esse foi o nome dado à manifestação que bloqueou as ruas do centro de Ottawa, no Canadá, contando com a mobilização de centenas de caminhões e milhares de pessoas.
O que está acontecendo? Inicialmente, era pra ser um protesto contra a obrigatoriedade da vacinação para caminhoneiros que cruzam as fronteiras do país, realizado pelos próprios motoristas da categoria.
Acontece que… O movimento dos caminhoneiros acabou tomando uma proporção maior e se transformou em uma manifestação contra as medidas sanitárias e contra o governo canadense.
Exibindo cartazes com a palavra “Liberdade” e criticando o primeiro-ministro, Justin Trudeau, a manifestação atraiu aqueles que pensam que as medidas do governo a favor da vacina são exageradas.
- Um dado interessante. Cerca de 90% dos caminhoneiros transfronteiriços do Canadá e 77% da população do país estão totalmente imunizados.
Por questões de segurança, Trudeau e sua família foram colocados em um lugar secreto enquanto os caminhoneiros promovem o ato.
Ao que parece… 🇨🇦
A manifestação não está sendo apoiada apenas pela minoria de não vacinados, mas por vacinados também, como uma demonstração contrária clara à obrigatoriedade da vacinação, e não das vacinas em si. Para os manifestantes, é a liberdade e os direitos individuais que estão em jogo.
Zoom Out: O protesto recebeu apoio do Donald Trump, que elogiou os manifestantes por resistirem ao que ele chama de mandatos sem lei. Será que essa é a nova fase da pandemia? Clique para ver o protesto.