O primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, voou para Abu Dhabi para conversar com o príncipe herdeiro Sheikh Mohamed bin Zayed Al Nahyan — nem tente ler — na primeira reunião pública entre os líderes de Israel e dos Emirados Árabes Unidos.
- Para quem não sabe, Israel e Emirados Árabes Unidos eram inimigos históricos, até que, no ano passado, os isralenses optaram por normalizar as reações.
Por que cederam? É aquela coisa… Em nome de uma força maior, os santos que não batiam são obrigados a se abraçarem. risos.
- O motivo, nesse caso, é que o Irã é visto como uma grande ameaça ao Oriente Médio — tanto para os EAU quanto para Israel —, e os dois querem estar juntos nessa briga.
Além disso, o dinheiro sempre fala — às vezes, até grita. Desde que estabeleceram ligações econômicas, o comércio de bens entre os dois países disparou para quase US$ 500 milhões até agora em 2021, em comparação aos US$ 125 milhões em 2020.
Zoom Out: Muito mais que apenas uma conversa, a reunião dos dois líderes marca um novo momento para a geopolítica do Oriente Médio, região de grandes tensões.