Os economistas estão atentos. Foram divulgados, ontem, os gastos dos consumidores dos EUA em maio, trazendo más notícias — o PIB da maior economia do mundo está ameaçado.
- Os americanos gastaram 0,4% a menos do esperado em bens e serviços no mês. Para piorar, os números dos meses anteriores foram revisados para baixo.
Por que isso é relevante? Os gastos do consumidor são, de longe, o maior componente do PIB americano, representando mais de dois terços de sua atividade econômica.
- Por conta da alta inflação nos Estados Unidos, as famílias estão mudando seu perfil de consumo, gastando menos para se adaptar ao aumento de preços.
Na prática: Os consumidores estão usando sua criatividade e optando por cortes de carne mais baratos, cancelando as várias assinaturas que fizeram na pandemia e pensando duas vezes antes de usarem seus carros por conta da alta dos combustíveis.
Olhando para o futuro… Depois do dado divulgado ontem, a estimativa de crescimento da economia americana para o segundo semestre caiu quase um ponto percentual. Os argumentos de que uma recessão está próxima só aumentam.