Todos os dias, cerca de 30 mil pessoas estão voltando à Ucrânia, mesmo com o conflito continuando no país — no total, quase 900 mil emigrantes da guerra já retornaram até agora.
- No início do conflito, a maioria das pessoas que voltavam eram homens. Agora, mulheres com crianças e idosos também estão entre os repatriados.
A relevância disso… Se a guerra continua e os ucranianos estão voltando, a tradução é que o sentimento dessas pessoas é de que o conflito pode durar anos. Sabendo disso, preferem estar na Ucrânia do que viver como refugiadas em outro lugar.
O número é significativo e deve aumentar, colocando um alerta: como o país vai receber essas pessoas de volta, as reintegrando às comunidades?
Por falar em Ucrânia… 🛳️
Do outro lado do conflito, ontem, o navio mais importante de frota russa no Mar Negro — o Moskva — afundou após uma explosão.
O que houve? O navio é conhecido como “assassino de porta-aviões” e carrega mísseis e sistemas para defender ataques aéreos. Segundo a Ucrânia, o país foi atingido por um míssil do país, mas a Rússia nega.