Um ângulo diferente do conflito

Crise geopolítica e energética. Se o conflito entre Rússia e Ucrânia fosse uma série, o público já estaria sem paciência com o diretor — o desfecho não chega.

  • A temida invasão continua em foco, já que, segundo os EUA, a Rússia já tem pelo menos 70% da capacidade militar que precisa para invadir seu vizinho.

Com a incerteza de quando a invasão acontecerá — e se acontecerá —, a Europa está com um medo extra: ficar sem energia.

Como assim? Como os EUA já prometeram que, se a Rússia invadir, vão impor duras sanções ao país, o medo é que os russos revidem contra os americanos e seus aliados europeus, possivelmente cortando o fornecimento de energia para a Europa.

O impacto: É a Rússia quem fornece cerca de 33% do gás natural da Europa e mais de 1/4 de suas importações de petróleo bruto do continente.

  • Já se preparando para o pior cenário, os países europeus estão começando a mexer os pauzinhos para aumentar a importação de outros países.

Voltando ao embate… Uma guerra como essa pode deixar 50 mil civis mortos ou feridos e milhões de refugiados à procura de abrigo. Hoje, o chanceler alemão se encontra com Biden e o presidente francês visitará Putin para tratarem sobre o tema.

Deixe uma resposta