Até pro Bezos nem tudo dá certo. A Amazon está fechando 68 de suas lojas físicas, incluindo duas dúzias de livrarias e mais de 30 lojas Amazon 4-Star, que vendem mercadorias em geral.
Agora é só digital? Calma lá… As mais de 500 lojas Whole Foods Market da empresa e duas dúzias de mercearias Amazon Fresh vão permanecer abertas.
- Pra quem não sabe… Em 2017, a Amazon comprou a rede de alimentos saudáveis Whole Foods por US$ 13,7 bilhões. Se tornando a “loja que vende tudo”, muitos dizem que essa aquisição mudou pra sempre os rumos do varejo mundial.
Voltando para o desafio atual: Desde que abriu sua primeira livraria em 2015, a empresa de Bezos parece estar dando tiro para todos os lados quando o assunto é loja física. É Amazon 4-Star, Amazon Go, Amazon Fresh e até o mais novo modelo de loja de roupas, Amazon Style.
- Mesmo assim, não vinga como o digital. No ano passado, enquanto as vendas gerais da Amazon dobraram, as das lojas físicas encolheram — mas, claro, continuaram rendendo alguns bilhões para a empresa. risos.
Mesmo com o histórico movimentado, a decisão parece ter chegado em um momento propício: os trabalhadores do varejo da Amazon acabaram de se juntar para exigir melhores salários e outros benefícios.
A empresa, por outro lado, não desistiu do físico e disse que vai continuar trabalhando com seus negócios cashierless — quando nem caixa o estabelecimento tem — e em outros novos conceitos.