Se você ainda estava se acostumando com iFood, já pode ir se preparando pra próxima novidade: o self-driving delivery. Em parceria com a Nuro, startup focada em automóveis autônomos de entregas de mercadorias, a Domino’s vai ser pioneira no setor de pizza e começa, já nessa semana, a se mover desse novo jeito.
- Ao pedir pelo aplicativo, os clientes podem optar pela entrega R2 (modelo do robô). Mas calma… Por enquanto, o serviço estará disponível apenas para a loja de Woodland Heights, bairro em Houston, nos EUA.
Os clientes podem rastrear o bot por GPS e receber atualizações em tempo real. Quando o R2 — que não é D2, mas bem que podia ser — chega ao destino, é só inserir um PIN na tela touch do robô para pegar a pizza. Pra ver acontecendo na prática, clique aqui.
Por que é relevante? Mesmo que, com o modelo de delivery atual, a prática ainda seja bem parecida, a longo prazo tende a ter seu diferencial: com cada vez mais veículos autônomos, é bem provável que eles estejam conectados a outros elementos da cidade, o que aumentaria a segurança e agilizaria a entrega.
A parceria… A Domino’s já pretendia ter veículos self-driving delivery há um bom tempo, mas, além da longa jornada necessária para criação e produção, o processo para conseguir aprovação regulatória e fazer o veículo andar por aí não é tão fácil assim.
- Com isso, ter ao seu lado uma tecnologia específica e já com a aprovação necessária parecia crucial. Foi aí que, ainda em 2019, o match entre as empresas aconteceu.
Hoje, a Nuro já tem o direito de colocar até 5.000 robôs para rodar pelos EUA. Com o passar dos anos, esse número só deve aumentar. Quando será que a entrega autônoma chega aqui no Brasil?