Empresas listadas em bolsa terão regras para aumentar diversidade

Novidade na bolsa. As empresas listadas na B3 terão novas regras para aumentar a diversidade de gênero e representatividade em cargos de alta liderança. 

O mecanismo é conhecido como “pratique ou explique”, no qual as companhias precisam dar transparência ao mercado sobre as ações adotadas.

O que muda agora?

As empresas precisarão ter ao menos uma mulher e um integrante da comunidade minorizada — pessoas pretas ou pardas, com deficiência ou membros da comunidade LGBTQIA+ — em seu conselho de administração ou diretoria.

Mas ainda não está valendo. As mudanças serão implementadas em até dois anos depois da vigência da norma, que deve ser em 2023.

Panorama geral: De 423 companhias listadas, aproximadamente 60% não têm nenhuma mulher entre seus diretores estatutários, e 37% não possuem participação feminina no conselho de administração. 

Bottom-line: As novas regras foram colocadas em audiência pública na última semana e podem receber contribuições de toda a sociedade até o dia 16 de setembro. Clique se quiser consultar o conteúdo.

Deixe uma resposta