Elas nasceram em 2002 e já foram vendidas mais de 720 milhões de vezes. Já foram cool e objeto de desejo, depois passaram a ser odiadas e, ao que parece, agora estão vivendo o seu melhor momento. Crocs, um fenômeno mundial estranho.
Na terça-feira, a empresa fabricante dos calçados informou que suas vendas aumentaram 64% no primeiro trimestre desse ano, alcançando a marca de $ 460 milhões de dólares.
Isso equivale, com a devida licença, a cerca de 5 milhões de dólares vendidos em Crocs por dia, US$ 212 mil em pares vendidos por hora ou US$ 3 mil por minuto. (Sim, a empresa vende outros produtos, mas você entendeu o sentido dessa conta não 100% fidedigna).
- As ações da companhia subiram 16% ontem e a estimativa da empresa é que a receita ainda cresça 50% ao longo do ano.
Há quem diga que isso foi um reflexo do DJ do Oscar, que, no domingo, desfilou no tapete com um par feito sob medida e banhado a ouro, mas a verdade é que a estratégia por trás do crescimento é bem mais interessante.
A empresa credita boa parte do crescimento ao marketing de influência realizado, especialmente as collabs — como a do Justin Bieber — e à criação de embaixadores da marca por meio das redes sociais. Com as pessoas em casa, buscando mais conforto para trabalhar, o crescimento também foi alavancado.
Nossa equipe aposta que a possibilidade de adicionar aqueles itens — quase como figurinhas — também deram uma força. De qualquer forma, é um belo case de estudo de marca e aqui está um material oficial da empresa sobre isso. É só clicar.
- Se você tem uma, poste uma foto usando hoje e repostaremos no nosso Instagram. Quem sabe não voltamos com a moda por aqui? Alô, Crocs! Cadê nosso código de desconto? risos.
Falando em calçados: O mundo tem um novo tênis mais valioso. Um Yeezy, utilizado pelo artista Kanye West no Grammy de 2008, foi vendido ontem por 1,8 milhão de dólares. Até o momento, o tênis mais caro já vendido não havia chegado à marca do milhão e foi utilizado por Michael Jordan. Mais alguém pensando em mudar de ramo?