Passa não. Ontem, a empresa dos pen drives que soltam fumaça concordou em pagar uma multa de US$ 40 milhões para colocar fim às acusações de que suas ações de marketing visavam adolescentes.
Caso não tenha pegado a referência… JUUL é uma famosa marca de cigarros eletrônicos, que teve seu uso fortemente difundido entre os jovens.
As críticas são de que, durante anos, o alvo da empresa foram os jovens, sobretudo os adolescentes… Alguns “indícios”:
- A companhia lançou vários sabores de frutas, que se popularizaram.
- Fez ações com influenciadores com muitos seguidores adolescentes.
- Chegou a até colocar anúncios em sites de soluções de lição de casa.
Os dados: O uso de cigarros eletrônicos entre adolescentes cresceu mais de 70% desde o lançamento da JUUL, em 2015. No ano retrasado, 2019, uma pesquisa constatou que mais de 1/4 dos adolescentes americanos já tinham experimentado vaping.
No entanto, o FDA passou a chamar a tendência de epidemia, reprimindo as empresas do setor. Com isso, a JUUL se desvalorizou de US$ 38 bilhões em 2018 para US$ 10 bilhões no ano passado.
Agora, além da multa, a empresa vai abandonar qualquer conteúdo de marketing direcionado aos jovens. Os produtos também só serão vendidos em estabelecimentos comerciais, numa tentativa de controlar quem compra.
Visão macro: Há processos contra a JUUL em outros locais, como na Califórnia, em NY e na cidade de Washington. O mais esperado, no entanto, é o da FDA — a Anvisa americana — sobre se seus produtos podem permanecer no mercado ou não.
the news 📬
Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.
Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.
Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.
Para se inscrever, clique aqui.