Me passa o JUUL, por favor?

Passa não. Ontem, a empresa dos pen drives que soltam fumaça concordou em pagar uma multa de US$ 40 milhões para colocar fim às acusações de que suas ações de marketing visavam adolescentes.

Caso não tenha pegado a referência… JUUL é uma famosa marca de cigarros eletrônicos, que teve seu uso fortemente difundido entre os jovens.

As críticas são de que, durante anos, o alvo da empresa foram os jovens, sobretudo os adolescentes… Alguns “indícios”:

  1. A companhia lançou vários sabores de frutas, que se popularizaram.
  2. Fez ações com influenciadores com muitos seguidores adolescentes.
  3. Chegou a até colocar anúncios em sites de soluções de lição de casa.

Os dados: O uso de cigarros eletrônicos entre adolescentes cresceu mais de 70% desde o lançamento da JUUL, em 2015. No ano retrasado, 2019, uma pesquisa constatou que mais de 1/4 dos adolescentes americanos já tinham experimentado vaping.

No entanto, o FDA passou a chamar a tendência de epidemia, reprimindo as empresas do setor. Com isso, a JUUL se desvalorizou de US$ 38 bilhões em 2018 para US$ 10 bilhões no ano passado.

Agora, além da multa, a empresa vai abandonar qualquer conteúdo de marketing direcionado aos jovens. Os produtos também só serão vendidos em estabelecimentos comerciais, numa tentativa de controlar quem compra.

Visão macro: Há processos contra a JUUL em outros locais, como na Califórnia, em NY e na cidade de Washington. O mais esperado, no entanto, é o da FDA — a Anvisa americana — sobre se seus produtos podem permanecer no mercado ou não.

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