vai leve

bom dia. antes de tirar alguma conclusão precipitada, olhe para as pessoas com o melhor dos filtros. abaixe a guarda e espere sempre cruzar com a bondade.


🎙️Plataformas de áudio disponíveis


A cobertura da Globo está dividindo opiniões

BRASIL

(Imagem: TV Globo | Reprodução)

Se você está acompanhando as redes sociais ou assistindo à televisão, é provável que tenha se deparado com momentos em que alguma reportagem da TV Globo foi interrompida no Rio Grande do Sul.

Ao som de “Globo Lixo” no meio de entradas ao vivo, alguns repórteres estão optando, inclusive, por “disfarçar o microfone”, com objetivo de evitar retaliações.

Depois de ser questionado diretamente pela população, William Bonner, nos bastidores, exigiu mais segurança da emissora para si e seus colegas.

O jornalismo da empresa tem sido alvo de fortes críticas depois da ampla cobertura dedicada ao show da Madonna no Rio de Janeiro no dia 4 de maio, quando o Rio Grande do Sul já havia decretado estado de calamidade.

  • O número de mortes na data da apresentação já era de 55, com mais de 70 desaparecidos e 1 milhão de casas sem água.

Para além de qualquer discussão ideológica, durante o 1º final de semana do mês, GloboNews, Jornal Nacional e Fantástico optaram por ter como foco principal a apresentação da popstar.

A empresa de mídia negociou a exclusividade de transmissão do show, tendo vendido mais de R$ 20 milhões em patrocínios somente para o evento, incluindo o Itaú, grande parceiro comercial e financiador da vinda de Madonna.

Ao longo do final de semana, foram diversas entrevistas e reportagens especiais, além de uma superprodução para transmitir ao vivo o show de mais de duas horas para todo o país.

Outro ponto de críticas foi a tentativa de desmentir uma reportagem do SBT que mostrava caminhões carregados de doações sendo multados pela Agência Nacional de Transportes. A própria agência acabou reconhecendo o fato posteriormente.

A relevância da empresa para o país 📺

A Globo é a 2ª maior rede de TV do mundo e a líder absoluta no Brasil, alcançando 70 milhões de brasileiros todos os dias e tendo forte influência nas percepções da população.

Com as críticas tomando conta das redes, a emissora decidiu reformular sua programação, deslocando profissionais e dando destaque à tragédia no RS em grande parte de seus conteúdos.

  • Bonner foi para Porto Alegre apresentar o Jornal Nacional in loco, assim como Patrícia Poeta e outros repórteres experientes;
  • O Profissão Repórter que mostraria os bastidores do show da Madonna foi cancelado e se dedicou às enchentes;
  • Uma semana depois de seu after, Huck apresentou seu programa ao vivo — algo raro para o Domingão —, focado exclusivamente na situação do RS.
  • O Fantástico de ontem também teve as enchentes como principal temática, com especiais e cobertura ao vivo.

Um dado interessante: A audiência subiu com a cobertura especial das enchentes e o Jornal Nacional teve a maior pico do ano com 26 pontos no Ibope — mais de 18 milhões de pessoas assistindo.

Em uma pesquisa da Genial Quaest ampliada pela Globo ontem, a internet (redes sociais e sites) já ultrapassa a TV como principal fonte de informação da tragédia no Rio Grande do Sul.(Fonte: Genial Quaest)

Curiosidade sobre o brasileiro: 41% da população preferem evitar se informar, enquanto menos da metade (43%) diz confiar nas notícias. Os dados são da Reuters e você pode aprofundar aqui.

Quais são as atualizações da situação no Rio Grande do Sul?

COMPARTILHAR


Funcionários aprovam 1ª greve da história da Apple nos EUA

MUNDO

(Imagem: Andrew Harnik | Reprodução)

Pausa na maçã. Trabalhadores de uma loja da Apple no estado americano de Maryland decidiram aprovar, neste final de semana, uma paralisação na unidade.

A greve deve começar nesta semana, e os funcionários citam problemas no equilíbrio entre vida pessoal e profissional, horários imprevisíveis e salários que não se alinham ao custo de vida da região.

A unidade também foi a primeira das 271 lojas da maçã a se sindicalizar no país, em junho de 2022.

A relevância: A paralisação chega no momento em que a empresa tem que lidar com a concorrência no mercado chinês e negociações para o uso de AI.

Enquanto isso… Trabalhadores de uma loja da Apple em Nova Jersey votaram contra a sindicalização e a empresa venceu um processo trabalhista de grande repercussão em Kansas City.

O que esperar daqui pra frente? Lidar com greves não é novidade para a empresa de Tim Cook, que no ano passado enfrentou uma paralisação nacional na França às vésperas do lançamento do iPhone 15.

Negociações devem acontecer na próxima semana, enquanto a BIG TECH estuda a concessão de aumentos e se esforça para evitar que o movimento ganhe a adesão de outras unidades.

COMPARTILHAR

O que mais foi notícia pelo mundo?


Aumento com gastos em ads de podcasts desacelerou

TECNOLOGIA

(GIF: Giphy | Reprodução)

Avanço modesto. Depois de sete anos seguidos alcançando dois dígitos de crescimento, a receita dos anúncios em podcasts nos EUA fechou o ano aumentando 5% no comparado YoY.

  • O valor gasto com esse formato de publicidade totalizou US$ 1,93 bilhão em 2023. Em 2022, esse valor total investido foi de US$ 1,82B, o que havia sido um aumento de 26% em relação ao ano anterior.

“Ué? Então aumentou, mas piorou?” Desacelerou. Quando comparado com o boom dos períodos anteriores, os últimos dois anos sentiram uma diminuição no ritmo de ganhos.

  • Para se ter uma ideia, em 2021 foi registrado o maior aumento — 72% a mais de receita do que o ano anterior.

Mesmo assim, o consumo não para de crescer. A popularidade dos podcasts continua em alta, com um total de 70 milhões de pessoas no país consumindo o formato em 2023.

Por esse motivo, as previsões são otimistas, e o mercado deve atingir US$ 2,16 bilhões neste ano com novos fluxos de vídeos e eventos ao vivo.

Quando falamos dos nichos… A comédia dominou. Os programas de risadas barra/ entretenimento — como o The Joe Rogan Experience, o maior podcast do mundo — representaram 17% da receita, ultrapassando o nicho de esportes, que agora tem 13% do total.

COMPARTILHAR


Essa é pra você não perder mais o timing

PATROCINADO POR IBMEC

Primeiro veio a globalização, e talvez você era jovem demais pra pensar sobre como isso transformaria o mundo.

Então, você cresceu passando pela era do big data, mas talvez não tenha visto como isso mudaria as decisões nos negócios.

Agora, você está aqui em meio a uma revolução tecnológica e é pegar o bonde pra seguir ou ser deixado pra trás. 🚠

Os que as empresas procuram em profissionais nas áreas de marketing, administração, gestão e tecnologia, é a constante atualização e especialidades bem desenvolvidas com vivências de mercado. E o que você vai fazer?

📌 Dica: A Pós-Graduação Ibmec ajuda a transformar sua carreira, com cursos nota 5 no MEC, professores renomados e ensino flexível de qualidade.

Foco no diferencial: desenvolver skills de liderança, viver experiências internacionais e, ainda, ter mentoria especializada para aceleração carreira e personal branding.

🔛 Conheça o Ibmec hoje mesmo e se inscreva aqui.


Depois de prejuízos, dona do Outback quer sair do Brasil

NEGÓCIOS

(Imagem: Suno | Reprodução)

Aproveite as costelinhas enquanto há tempo. Depois de divulgar os resultados do 1º tri, a Bloomin’ Brands, dona do Outback, disse que está estudando se desfazer das operações no Brasil.

  • Nos três primeiros meses de 2024, a receita caiu 4% e o prejuízo foi de US$ 84 milhões no mundo todo. Para comparação, no mesmo período do ano passado a empresa tinha lucrado US$ 91 milhões.

E por aqui? Os R$ 80 milhões investidos em 16 novos restaurantes no ano passado não foram suficientes para evitar a queda de 0,7% nas vendas do 1º tri deste ano do Outback no Brasil — em 2023, o crescimento foi de 14%.

🇧🇷 A relevância: A filial BR é de longe a mais importante fora dos EUA. As vendas no Brasil representam mais de 80% de todo o faturamento internacional da Bloomin’ Brands, que também é dona das marcas Abraccio e Aussie Grill.

  • O Outback está por aqui desde 1997, e são 165 unidades em território nacional. A febre do restaurante no Brasil e a paixão dos brasileiros pela marca já deixou os americanos abismados e foi até tema de artigo no Washington Post.

🤔 Então por que sair daqui? Mesmo com quedas bem menores, a filial brasileira pode ser vendida para cobrir o prejuízo da matriz americana devido ao enorme peso que tem nas operações mundo afora — um movimento comum em multinacionais.

Nos EUA, o casual dining, segmento em que o Outback atua, tem perdido clientes ano a ano. As vendas do ramo representavam 36% do setor alimentício americano há 10 anos, e hoje não passam dos 30%.

Looking forward: A rede não deve sair do Brasil de vez. O que deve acontecer é a venda dos ativos do Outback — US$ 472 milhões — para outro controlador. Uma das interessadas é a Zamp, que é dona do BK e que também está de olho nas operações do Subway e Starbucks.

COMPARTILHAR


Mais famílias brasileiras fecharam o mês endividadas

ECONOMIA

Fechando no vermelho. Pelo segundo mês seguido, o percentual de famílias endividadas no Brasil cresceu, chegando, em abril, aos quase 80% que não conseguiram pagar as contas.

  • Até fevereiro deste ano, 1/3 dos brasileiros estavam com o nome na Serasa — são 72 milhões de pessoas negativadas.
  • As mais afetadas são as famílias que recebem até 3 salários mínimos. 80% delas estão endividadas.

💳 O cartão de crédito tem sido o principal motivo das dívidas. Em números, 87% dos devedores têm dívida de fatura.

(Fonte: CNC | Poder360)

A famosa bola de neve… O que acontece é que os juros para quem não consegue pagar a fatura do mês são altos, chegando aos 421,3% ao ano.

  • Fazendo as contas, é como se uma dívida de R$ 1.000 na fatura, que não é paga por 12 meses, acumulasse e aumentasse cerca de R$ 4.210.

Uma lei foi aprovada para que os juros só possam chegar até 100% ao ano, mas ela é válida apenas para novas dívidas — o que beneficiaria 70% dos endividados.

Os principais motivos dos que estão nessa situação por conta do cartão de crédito são: falta de planejamento, perda do emprego e gastos não previstos com saúde.

💰 Ela também contribui…

A inflação, puxada pelos produtos farmacêuticos e alimentos, teve alta de 0,38% em abril. E a estimativa é que a alimentação nas casas fique 4% mais cara este ano.

Das dívidas feitas pelo cartão em 2023, 59% foram por compra de alimentos nos supermercados. Ou seja, o brasileiro pode estar se endividando para comprar comida.

O que mais foi foi destaque em economia?

COMPARTILHAR


Olhe Simba, não precisa mais se preocupar com a internet acabando

PATROCINADO POR VEEK

Nem com mensalidades. Com o chip Veek Freemium, você faz um pagamento único de R$120,00 e recebe de graça 2GB de dados todo mês, voz ilimitada e sem bloqueios na linha — basta assistir a vídeos curtos do app e liberar os serviços.

📲 Conheça a operadora do futuro. Clique aqui e faça a portabilidade da operadora tradicional ou ative um novo número, direto no app da Veek.


🎖️🗞️ Quer ganhar prêmios indicando o the news? Clique para indicar.

😀😐🤬 Quão satisfeito você ficou com essa edição? Nos conte aqui.

📱 Quer ser um influenciador do seu jornal favorito? Clique aqui para saber mais.

🎟️ O próximo anunciante pode ser você. É só clicar aqui.

the news 📬

Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.

Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.


até amanhã

Sempre chegamos à sua caixa de entrada por volta das 06:06. Alguns servidores de e-mail são teimosos e atrasam…

Outros são piores ainda e nos jogam para o spam e/ ou promoções. Sempre que não nos encontrar na caixa de entrada, procure nessas duas.

Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
segunda, a cada 15 dias

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã