chegou seu jornal

bom dia. mais uma vez, aqui está o seu jornal favorito para te deixar sempre bem e informado. pegue sua caneca de café sem açúcar e vamos para a edição de hoje.


Argentina emplaca primeiro superávit trimestral desde 2008

MUNDO

(Imagem: La Nación | Reprodução)

Os hermanos nem se lembravam o que era isso... Pela primeira vez em 16 anos, a Argentina fechou um trimestre arrecadando mais do que gasta.

  • Fazendo um paralelo, é como se depois de 16 anos gastando mais do que recebe, você tivesse finalmente conseguido fechar as contas de casa no positivo.

Voltando à Argentina: Foram 3 meses seguidos com as contas no azul, encerrando o 1º trimestre com superávit de 0,2% do PIB — um excedente de US$ 315 milhões.

Durante um pronunciamento, o presidente Javier Milei disse que, apesar da “oposição do establishment”, o plano de seu governo para a economia está funcionando.

Desde que assumiu, Milei reduziu subsídios, cortou gastos do setor público, fechou órgãos estatais e diminuiu o tamanho do Estado como um todo. Recentemente, o FMI disse estar surpreendido com o país.

🇦🇷 Mas ainda há muito pela frente na visão de Javier

Milei tem tentado aprovar mais reformas, mas enfrenta muitos protestos e greves. Pense que de Janeiro para cá, o argentino já demitiu mais de 70 mil servidores estatais.

Ontem, por exemplo, mesmo com a notícia positiva, centros estudantis e professores se reuniram na Plaza de Mayo pedindo mais verbas para as universidades públicas, que sofreram um corte considerável no último orçamento.

Cerrando: Enquanto em 2023 o país fechou com uma inflação anual superior a 211%, neste ano, conforme prometido em campanha, Milei já conseguiu reduzir a variação dos preços para 50%. Clique para ver o discurso na íntegra.

O que mais é relevante pelo mundo?


Grevistas estão se sentindo mais “confortáveis” sob o governo Lula

BRASIL

(Imagem: Sinatrel | Reprodução)

No primeiro ano da volta de Lula à Presidência, os servidores públicos estão levantando cartazes com mais frequência.

Ao todo, já foram 639 greves, um aumento de 12% quando comparamos com o primeiro ano do governo Bolsonaro.

A situação atual: Nos primeiros meses de 2024, o governo tem sido pressionado por paralisações de funcionários do Ibama, CVM, Banco Central e alguns auditores fiscais.

  • O caso mais grave é o dos funcionários da educação, que são a maior parte dos servidores, e estão há mais de 40 dias em greve — deixando mais de 60 universidades e institutos federais paralisados.

O impasse: Enquanto os servidores pedem reajuste salarial de 22% a 34%, o governo oferece, no máximo, 9%.

Motivos por trás da alta ⛔️

Sob um governo do PT, o clima é visto como mais favorável aos movimentos dos grevistas, que têm ligações tradicionais com a esquerda e foram a origem da vida pública de Lula.

A razão: Durante sua gestão, Bolsonaro assinou uma medida que descontava do salário os dias não trabalhados por causa das greves. Agora, o governo petista derrubou a norma e aumentou os diálogos com entidades sindicais.

Lula, inclusive, defendeu que os servidores façam greves, já que isso seria um sinal de democracia da sua gestão. No entanto, o presidente disse que o governo vai “dar o que pode”.

Isso porque o governo vive seu momento econômico mais turbulento e tenta lutar para não aumentar os gastos. As metas da economia foram jogadas para baixo e o superávit nas contas públicas foi adiado.

O que mais é destaque no nosso país?


Normas cobram transparência dos assessores de investimento

INVESTIMENTOS

(GIF: Giphy | Reprodução)

A CVM — órgão responsável por regular o mercado financeiro — divulgou uma nova regra para trazer mais transparência em relação à comissão de assessores.

Contextualizando: Hoje, se você investe seu dinheiro, provavelmente conversa ou, pelo menos, já foi abordado por um assessor de investimento — ajuda pessoas físicas a saber onde e como investir.

Acontece que, atualmente, 95% do setor trabalha com base em comissões — que são diferentes de acordo com cada papel ou fundo indicado.

Talvez você já tenha entendido… Por conta do modelo de remuneração, há um conflito de interesses, uma vez que o assessor pode ganhar mais em investimentos “piores” para o cliente.

  • Do outro lado, o cliente muitas vezes não faz nem ideia de quanto o assessor está de fato ganhando com aquela transação.

O que muda agora? A partir de novembro, os assessores serão obrigados a mostrar quanto ganham das corretoras trimestralmente.

Ainda que isso não impeça que assessores possam continuar indicando investimentos por interesse, ficará mais fácil para a CVM identificar isso.

O impacto real: Com a mudança, é bem provável que corretoras implementem o modelo de taxa fixa — fee based no Faria Limês. Para se ter uma ideia, nos EUA, esse formato corresponde a 80% do setor.


A vida nem sempre é um 🍓, mas não precisa ser um limão…

PATROCINADO POR BATERIAS MOURA

Depois do café sem açúcar, com um diazão pela frente, tudo pode acontecer. Coisas incríveis acontecem em dias comuns, mas percalços também surgem sem avisar. Nesse último caso, pense no cenário:

🚗 Fim do treino indo pro trabalho, seu carro não dá partida, o motor faz só um som de clique, num claro sinal de bateria fraca.

Você lembra do Moura Fácil, serviço de delivery oficial da Moura que leu no the news. Em poucos cliques, o técnico está a caminho. E em menos de 50min uma nova bateria instalada.

Problema resolvido, com entrega e instalação grátis, independente de onde você estiver. ✅

Moral da história: Não dá pra fugir dos problemas, mas dá pra resolver de forma eficiente e rápida com o serviço certo. É o famoso: transformar um limão em uma limonada.

Para saber mais como a Baterias Moura pode te ajudar nos momentos de aperto, é só clicar aqui.


Benchimol e Casimiro agora são sócios

NEGÓCIOS

(Imagem: InfoMoney | Reprodução)

“Aceitas Pix?” A XP, junto ao fundo General Atlantic, adquiriu uma fatia minoritária da empresa de mídia esportiva que é parceira do Sr. Casimiro Miguel.

A LiveMode é dona da CazéTV, o canal do YouTube que tem abocanhado uma parcela relevante dos espectadores esportivos brasileiros, liderando a migração da TV para o YouTube.

  • O gordola — apelido carinhoso que a audiência deu a Casimiro — “roubou” milhões de telespectadores da Globo durante a Copa do Mundo do Catar, alcançando 1 bilhão de views em apenas 8 meses.

Pra se ter uma ideia, em um único jogo, a transmissão chegou a ter 8M de aparelhos conectados, o que dariam 30 pontos no Ibope. O programa do Faustão na Globo tinha uma média de 24 pontos no indicador.

A mina de ouro 📺

No mundo, crianças e os jovens assistem um terço menos à televisão aberta do que em 2010, preferindo assistir online. No Brasil, a moçada de até 24 anos assiste até 7x menos do que os idosos.

Em todas as faixas etárias, o número de pessoas que assistem televisão nos moldes antigos cai ano após ano, sendo que o esporte era um dos únicos fatores que ainda “seguravam” parte da clientela.

Bottom-line: A LiveMode se tornou exclusiva da FIFA para vender os direitos de transmissão da próxima Copa do Mundo e os recursos captados serão usados para comprar mais participações em ligas esportivas, em outros esportes.


Esse é o menor preço da história pra aprender inglês

PATROCINADO POR CAMBLY

“Ah, só dá pra aprender inglês morando fora”, “Tô sem tempo pra fazer aula”, “A grana tá curta”, blá, blá, blá…

👀 Os seus olhos estão lendo algo que é raro — mas acontece. Depois de um bom tempo nos deixando na vontade, o Cambly trouxe de volta o menor preço da sua história: planos a partir de 49 reais por mês.

Essa é a oportunidade de aprender inglês com tutores nativos, ter aulas personalizadas de acordo com os seus objetivos e até para estudar em aulas em grupo com pessoas de qualquer lugar do 🌏.

É como fazer um intercâmbio sem sair de casa, ótimo para praticar reuniões e entrevistas in english. Use o cupom THENEWS-49 para aproveitar essa promo que vai durar por pouquíssimo tempo.


Wall Street quer ficar trabalhando 24/7

ECONOMIA

(Imagem: NYSE | Reprodução)

O seu amigo que trabalha no mercado financeiro e que adora a fama de workaholic vai gostar dessa…

A famosa Bolsa de Nova York está estudando a possibilidade de ficar funcionando igual aquela loja de conveniência da sua rua: 24h por dia, 7 dias por semana.

Essa seria a primeira bolsa do planeta a simplesmente não ter mais o tocar do sino. 🔔

Bom, e por ser a maior do mundo, muito provavelmente, o mesmo movimento poderia acontecer em outras bolsas. Alô, Faria Lima!

Por lá, essa possibilidade ganhou força por dois principais motivos:

  1. As criptomoedas, que já funcionam 24/7 desde que nasceram, além de algumas formas específicas de comprar e vender papéis mesmo com o mercado fechado.
  2. O aumento da presença dos investidores pessoa física no mercado desde 2020 — movimento que também aconteceu aqui no Brasil.

Pense que, por exemplo, o estagiário do the news passa o dia trabalhando, criando conteúdo e só tem tempo de pensar nos seus investimentos pela noite, quando a Bolsa já fechou.

O outro lado: Manter o mercado aberto durante as noites e finais de semana aumenta o risco de liquidez e cria a necessidade dos players estarem ligados no que está acontecendo literalmente….. 24/7.

A mudança ainda está longe de ser oficial, mas a NYSE já está fazendo pesquisas com pessoas do mercado sobre o assunto. Será?

O que mais você precisa saber sobre economia?


Sem pegadinha, é inovação

PATROCINADO POR VEEK

Bancos digitais revolucionaram nossa vida, libertando dos serviços tradicionais, com condições melhores e gratuitas — a Veek surgiu para fazer o mesmo, só que no ramo de operadoras. ☎️

O Plano Freemium oferece gratuitamente 2GB/mês de dados e voz ilimitada, basta assistir aos vídeos curtinhos no app, com a taxa única de ativação de R$120.

Se optar por planos pagos, você sai quando quiser ou volta automaticamente pro pacote grátis, caso esqueça a conta. This is revolution. Mude para a operadora do futuro.


🏆🧸🦄🩺🛵🦋 Conheça as outras marcas do grupo waffle. Só clicar aqui.

😀😐🤬 Quão satisfeito você ficou com essa edição? Nos conte aqui.

📱 Quer ser um influenciador do seu jornal favorito? Clique aqui para saber mais.

🎟️ O próximo anunciante pode ser você. É só clicar aqui.

the news 📬

Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.

Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.


até amanhã

Sempre chegamos à sua caixa de entrada por volta das 06:06. Alguns servidores de e-mail são teimosos e atrasam…

Outros são piores ainda e nos jogam para o spam e/ ou promoções. Sempre que não nos encontrar na caixa de entrada, procure nessas duas.

Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
segunda, a cada 15 dias

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã