Daria conta? A Apple anunciou, ontem, o seu programa “Self Service Repair” nos EUA. Através dele, donos de iPhone vão poder comprar peças de reposição diretamente da Apple, algo que não era permitido até então.
- Inicialmente, estarão disponíveis as peças da tela, bateria e câmera, mas outras entrarão nessa lista depois. A ideia é que, no futuro, o mesmo valha para Macs.
Por que é relevante? Há anos os clientes da Apple pedem para poder comprar peças de reposição. Essa mudança, portanto, visa dar a eles mais poder de escolha se for necessário um conserto — só precisa da capacidade para consertar. risos.
Inclusive, sobre isso, a Apple faz um alerta: Esse tipo de reparo é destinado a técnicos individuais, com conhecimento e experiência. Para o restante, o recomendado é delegar para técnicos certificados que usem peças originais.
Os impactos no mercado… Hoje, se seu iPhone estraga, você pode levá-lo até a Apple ou a uma loja autorizada — além de, é claro, os paralelos. Agora, a nova modalidade deve fazer com que mais pessoas entrem no ramo e ofereçam o serviço individualmente.
Logo, de modo geral, essa é uma decisão “mais democrática”, provavelmente em um sinal de atenção às crescentes preocupações antitruste dos reguladores.