Talvez você nem use mais esse aplicativo, mas a mais nova estratégia do Snapchat reflete um cenário interessante de todo o mercado digital: a corrida por creators.
A rede social está começando a dividir o dinheiro que ganha com anúncios com seus principais influenciadores e estrelas — como são chamados os perfis verificados — como forma de atrair mais criadores de conteúdo.
Qual a lógica? É melhor dividir um pouco do que ficar sem nada. Sem conteúdo de qualidade, não há usuários e, consequentemente, os espaços publicitários se tornam menos relevantes — e mais baratos.
- Ao criar mais uma fonte de receita para os criadores, a expectativa é que publicar no Snap se torne mais atrativo para quem “vive” disso.
No ano passado, a empresa já havia distribuído US$ 1 milhão por dia aos principais criadores para alavancar o Spotlight, seu concorrente do TikTok.
O jogo da atenção 👻
Com tantas redes sociais, conseguir novos usuários está ficando cada vez mais difícil para o mercado, e até mesmo a Meta — antigo Facebook — está passando aperto. Pela primeira vez em 18 anos, a empresa teve sua primeira queda no número de usuários diários.
#SocialMedia2.0 🤑
Um novo capítulo das redes sociais parece estar se desenhando, à medida que essas empresas estão buscando novos modelos de monetização como forma de atração de conteúdo original — até o Instagram já lançou sua assinatura paga.
PS: Não se assuste se contratos de exclusividade de influenciadores forem firmados no futuro, tal como a TV fez por anos.