Aplicativo brasileiro quer combater o desperdício de comida

Você deixa sobrar comida no prato? Todo ano, quase 1 bilhão de toneladas de alimentos costumam ir para a cesta do lixo de domicílios, restaurantes, supermercados e outros players do setor.

  • Isso é o mesmo que dizer que cerca de 17% de todo alimento humanamente consumível é desperdiçado. Atrás de um problema, moram oportunidades.

Boa parte do que é desperdiçado vem do excedente de restaurantes. Comida boa e pronta para consumo, mas que sobrou por não ser vendida. Ok, nada de novo até aqui.

Mas foi exatamente nesse aspecto que uma empresa brasileira resolveu inovar. Por meio de um aplicativo, a refood identifica o que “sobra” em um restaurante e conecta com pessoas dispostas a consumir imediatamente — e com um preço bem melhor.

Como assim? É simples. Pelo app, o cliente pode ver as opções (o conteúdo é surpresa) disponíveis no dia. Ele compra e paga pelo aplicativo, e passa para retirar no horário indicado. Algo que custaria R$ 45,00 sai por R$ 15,00.

Aparentemente, a solução só está disponível em alguns bairros de São Paulo, funcionando melhor no Itaim e Vila Olímpia. Será que a moda pega como os patinetes e coletinhos? risos.

Takeaway: O estabelecimento ganha uma nova fonte de receita, o consumidor consome com preço mais baixo, a plataforma fica com uma pequena taxa e o mundo ganha em sustentabilidade. É ganha-ganha (x2). risos.

the news 📬

Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.

Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.

Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.

Para se inscrever, clique aqui.

Deixe uma resposta