Você é do time que prefere fazer suas compras online para não ter que encarar um shopping center? Se o isolamento social te mostrou que dá para ser consumista sentado no sofá da sala, saiba que você não está sozinho.
- Em 2021, as vendas online atingiram R$ 260 bilhões, superando em R$ 160 bilhões o total de vendas de 2019, período pré-pandemia.
Já os shoppings… Em 2019, faturaram cerca de R$ 190 bilhões, e a previsão é que esse número tenha caído para R$175 bilhões no ano passado.
Seria a decadência das lojas físicas? Longe disso. Os dados não mostram uma perda de relevância dos shoppings centers, mas apenas uma tendência de fortalecer ainda mais a sua digitalização.
Como assim? Muitas das compras online são realizadas através daquele vendedor que te manda WhatsApp e, além disso, as lojas físicas continuam funcionando como vitrine para que você escolha seu produto mais tarde pelo site.
- Ou seja, o desafio dos shoppings centers está em aderir à nova jornada de consumo, investindo em uma transformação digital que facilite a vida do cliente.
Zoom Out: Estima-se que o e-commerce já representa cerca de 13% do total de vendas de todo o varejo do Brasil, enquanto esse número representa 20% nos EUA e já supera os 50% na China. 🌎