O 5G pode atrapalhar voos?

A questão vai muito além da velocidade para baixar seus episódios para viajar. risos. Nos EUA, a Boeing e a Airbus pediram o adiamento da ampliação da tecnologia 5G por alegarem que a tecnologia representa um risco. Como assim?

Vamos explicar sem parecer geek 🤓

As aéreas dizem que o uso da Banda C no 5G poderia interferir em componentes eletrônicos da aeronave, especialmente os medidores de altitude, que calculam a distância do avião em relação ao solo e ajudam em pousos com baixa visibilidade.

  • Esses equipamentos usam frequências próximas ao 5G, o que poderia “confundir” e atrapalhar o funcionamento.

Por causa desse medo, a Verizon e a AT&T, grandes operadoras americanas, concordaram em adiar a ampliação enquanto analisam as preocupações.

E no Brasil? A Anatel e a Embraer estão conduzindo um estudo para avaliar riscos, mas, aqui, a frequência da Banda C é mais distante. Isso dá uma margem de segurança maior, com menos risco de interferência.

Agora, é esperar a análise… Apesar dos temores, há também grupos que afirmam que a distância entre as faixas é segura e que a indústria da aviação está tentando espalhar o medo, causando um atraso no crescimento econômico que virá com o 5G.

Deixe uma resposta