Baita inovação. A Mastercard começou a testar um sistema de pagamento biométrico que usa reconhecimento facial em vez de cartões, smartphones ou senhas.
- Um programa piloto começou esta semana em 5 supermercados St. Marche em São Paulo, em parceria com a startup brasileira Payface.
Como vai funcionar? O consumidor pode escanear seu rosto usando o aplicativo do próprio varejista e vincular sua imagem a um cartão de banco — a tecnologia é bem parecida com o FaceID do Iphone.
- Quando a pandemia aconteceu, o mundo todo se digitalizou e diversos setores passaram a adotar novas tecnologias. Segundo o presidente da Mastercard, os consumidores pediram essa inovação.
Sempre que a biometria entre em jogo, começam perguntas sobre a segurança dessa novidade: em um vazamento de senhas, você pode alterá-las depois, mas já imaginou seu rosto ser hackeado? Fica mais complicado alterar. risos.
Looking forward: Mais recursos podem ser desenvolvidos com a tecnologia do FaceID, como, por exemplo, verificação de idade para a compra de itens restritos — deu ruim pros menores de 18 que usam documento falso.