Hey Spotify, toque uma música. A partir de agora, o maior serviço de streaming musical do mundo vai permitir que você chame a voz do seu cantor favorito usando a sua própria voz.
O recurso pode parecer simples, mas é extremamente relevante para a companhia, já que essa era uma das principais barreiras enfrentadas pelo aplicativo com os usuários Apple.
Como assim? Sempre que os usuários de iPhone chamavam a Siri e pediam uma música, a assistente virtual da Apple direcionava os usuários para o Apple Music, o principal concorrente do Spotify.
- Apesar da novidade, a empresa européia não divulgou tanto o seu novo recurso e, se isso te parece estranho, o motivo da quietude pode ser mais ainda…
A utilização da sua voz… O Spotify diz — e diz mesmo, está descrito nos termos de uso — que vai usar os dados coletados para entendê-lo melhor e para ajudar a fornecer publicidade que seja mais relevante para você.
Ora, ora… O que se pode “entender” com base na voz? Além do sotaque, uma coisa que fica evidente quando falamos são as emoções. Com isso, há quem diga que o Spotify poderá te recomendar as músicas e propagandas de acordo com o seu estado emocional do momento. Teve usuário que não viu o “Hey Spotify” com bons olhos…
Independente disso, caso você queira usar, pode ser que já esteja disponível no seu app, escondido nas configurações.
O mais interessante é que, desde 2018, a empresa já havia solicitado o pedido de uma patente com a finalidade de reconhecimento de emoções por voz. #BlackMirror feelings
Amei e amei!! Tchau.