Unir democratas e republicanos não é tão simples, mas o poder das grandes empresas de tecnologia consegue. Um grupo bipartidário de legisladores da Câmara aprovou 5 projetos de lei antitruste para as BIG TECHs.
- A ideia é frear o crescimento de algumas empresas do setor ou, em outras palavras, colocar alguns “radares” nessa rodovia a caminho do monopólio.
Não precisamos nem dizer o tamanho e o poder que empresas como Amazon, Facebook, Google e Apple têm. Esses projetos de lei, no entanto, fariam com que vários modelos de negócio dessas companhias precisassem ser reestruturados.
“Mas, the news, tá muito complexo isso… Me dá um exemplo?”
É pra já. Algumas das possíveis mudanças para as BIG TECHs…
- Elas não poderão criar jornadas que favoreçam seus próprios produtos em detrimento dos concorrentes. Apple Music x Spotify, que tem que pagar taxa na App Store;
- Não se poderá mais promover produtos próprios nos resultados de pesquisa em prejuízo de um concorrente. Google
- As plataformas teriam que facilitar a portabilidade de dados de um serviço para outro;
- Por último, a ideia é dificultar a compra de concorrentes menores por parte das gigantes.
It’s a long road… Até que tudo isso seja concretizado, os projetos precisam passar 1) pelo Comitê Judiciário da Câmara, 2) pela Câmara, 3) voltar para o Senado e, por fim, 4) ser sancionado por Biden. De qualquer maneira, é um momento marcante do setor.
the news 📬
Mais inteligente em 5 minutos. Somos um jornal gratuito e diário, que tem por objetivo te trazer tudo que você precisa saber para começar o seu dia bem e informado.
Notícias, de fato, relevantes sobre as principais atualidades do mundo, do Brasil, tecnologia e do mercado financeiro, sempre nessa ordem.
Direto na sua caixa de entrada do e-mail favorito, sempre às 06:06. É gratuito, mas pode viciar.