Bomba nas BIG TECHs. Um rumor mexeu com o meio da tecnologia ontem. Ao que parece, a Meta contratou uma empresa de consultoria para ajudar a espalhar mensagens negativas sobre seu arquirrival do momento, o TikTok.
O que essa empresa fez?
A companhia se chama Targeted Victory. Ela orquestrou artigos de opinião anti-TikTok em alguns jornais, pressionando por uma cobertura negativa, além de mexer os pauzinhos para aumentar a supervisão dos legisladores sobre o aplicativo chinês.
- Esses artigos incluem, por exemplo, histórias que podem assustar os pais — citando o desafio de dar um tapa em um professor que circula na rede.
O pano de fundo da confusão
A Meta está sendo ofuscada pelo sucesso do TikTok — e isso já foi visto nos números. No último trimestre de 2021, o Facebook perdeu usuários pela primeira vez e o próprio Zuckerberg atribuiu parte do motivo ao sucesso do tico-teco.
- Sofrendo muitas críticas por seu impacto na vida dos jovens — dentre outros pontos —, a Meta quer colocar o TikTok no clube dos “vilões da mídia social”.
Zoom Out: Os laços da rede com a China — e a transferência de dados com o polêmico governo — faziam o trabalho de colocá-la como perigosa, mas os usuários não parecem estar ligando muito pra isso….