Receber uma oferta de um carro de luxo ou uma viagem por preços abaixo do comum, já acende uma red-flag para a maioria das pessoas como você. Porém, se vem atrelada a uma super celebridade, a coisa pode complicar.
Recentemente, diversos famosos têm se manifestado contra o uso de deepfakes em golpes que utilizam suas imagens e vozes falsificadas. O caso mais recente foi denunciado pelo Mr. Beast:
Lots of people are getting this deepfake scam ad of me… are social media platforms ready to handle the rise of AI deepfakes? This is a serious problem pic.twitter.com/llkhxswQSw
— MrBeast (@MrBeast) October 3, 2023
Apesar de parecer real, esse giveaway de iPhone por apenas US$ 2,00 enganou muita gente, já que realmente não parece ser produzido artificialmente.
- Diretamente de Hollywood, Tom Hanks também foi vítma de deepfakes, tendo sua imagem e voz utilizadas para vender um plano dental enganoso.
- Só nos últimos 3 meses, Elon Musk foi alvo de pelo menos 50 esquemas de deepfake em redes sociais como Facebook, YouTube e TikTok.
Embora as redes sociais geralmente permitam a publicação de deepfakes, muitas exigem que o conteúdo seja identificado como tal, o que não aconteceu nesses casos.
Olhando para frente: Assim como qualquer tecnologia em desenvolvimento, a regra natural é a otimização. Imagine no que esse fenômeno pode se tornar daqui a alguns anos e nos riscos potenciais em todas as esferas da sociedade.